top of page
Vista aérea do rio

Blog

IV Encontro Técnico da Amazônia Legal Brasileira sobre Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos

Acre sedia IV Encontro Técnico da Amazônia Legal Brasileira sobre Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos

O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), realiza o IV Encontro Técnico da Amazônia Legal Brasileira sobre Gestão de Recursos Hídricos. A reunião ocorre nesta quarta-feira, 28, no Memorial dos Autonomistas, e quinta, 29, no Palácio da Justiça, das 8h às 17h30.

Acre sedia IV Encontro Técnico da Amazônia Legal Brasileira sobre Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos. Foto: Alexandre Cruz-Noronha

O tema do encontro é a Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos com foco na Governança e no Monitoramento da Implementação dos Planos de Recursos Hídricos, visando o fortalecimento da Agenda Azul na Amazônia Legal.


Confirmaram participação no evento representantes da Agenda Azul, grupo composto por gestores e técnicos do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.


O objetivo é fazer um intercâmbio de experiências entre os representantes dos estados. Serão realizadas apresentações sobre a atual situação da implementação dos instrumentos de gestão previstos na Lei de Recursos Hídricos, para que sejam apresentadas experiências exitosas, além de debater problemas em comum relacionados ao gerenciamento de recursos hídricos, objetivando o fortalecimento dos sistemas estaduais e a promoção da gestão integrada e compartilhada das águas na Região Amazônica.


A atividade tem ainda como foco a união dos estados para o fortalecimento da gestão das águas, criando espaços para discussões e debates que promovam estratégias para proteção, conservação, uso sustentável, revitalização dos recursos hídricos, controle da poluição/contaminação dos mananciais superficiais e subterrâneos, com atuação sinérgica junto ao governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Agência Nacional de Águas (ANA).


A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre, Julie Messias, falou sobre a integração entre os estados brasileiros da Amazônia Legal nesta agenda.

“Esse é mais um encontro com foco na integração entre estados, e a troca de experiências é de grande relevância para que o tema água continue fazendo parte das agendas de discussões para o bom gerenciamento dos recursos hídricos”, afirmou.

FONTE: Governo do Acre

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page