top of page
Vista aérea do rio

Blog

Governo de Sergipe e Eneva fortalecem parceria pela preservação ambiental

A visita ao Projeto Tamar foi também um momento de alinhamento das ações desenvolvidas pela empresa, com apoio do governo, por meio da Semac; governador participou da soltura, na Praia de Atalaia, de 50 tartarugas recém-nascidas

A ação aconteceu nesta quarta-feira, 29, em celebração ao mês do Meio Ambiente / Foto: Arthur Soares

Em celebração ao mês do Meio Ambiente, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, realizou uma visita ao Projeto Tamar, nesta quarta-feira, 29. Acompanhado de secretários de Estado, da diretora-executiva da Eneva, Anita Baggio, e equipe, o encontro representou o fortalecimento da parceria entre a empresa e o Governo de Sergipe, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento socioeconômico, sustentável e a preservação do meio ambiente.

Durante a visita, o governador Fábio e demais autoridades presentes, a exemplo do embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e o trabalho realizado pelo Projeto Tamar, assim como as ações executadas pela Eneva, em parceria com o projeto. Além disso, também foi um momento de alinhamento das ações desenvolvidas pela Eneva, com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Ações Climáticas (Semac), que visam promover o desenvolvimento socioambiental.

Ao reconhecer a importância e a magnitude do projeto e feliz com as iniciativas de sustentabilidade executadas por ambas as organizações, o governador Fábio expressou sua gratidão ao Projeto Tamar e à Eneva e ressaltou que o relacionamento do Poder Executivo com ambas as instituições se fortalecerá e se solidificará ainda mais. Ele destacou que a presença da atual gestão nesse contexto evidencia o compromisso do governo em promover uma gestão eficiente e que atua em prol da preservação ambiental.

No encerramento da visita, o governador Fábio participou da Caminhada ao Mar, quando aconteceu a soltura de 50 tartarugas recém-nascidas, na Praia de Atalaia.

“Quero agradecer e parabenizar o Projeto Tamar e a Eneva pelo valioso papel que estão desempenhando nessa jornada em direção a um futuro mais sustentável que, certamente, impactará as próximas gerações. Suas ações destinadas ao desenvolvimento socioambiental são de extrema importância, não apenas para o meio ambiente, mas também para toda a sociedade. Podem contar sempre com o apoio e engajamento do nosso governo. Unidos, construiremos um estado mais verde e consciente”, expressou Fábio.

A secretária de Meio Ambiente Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Dias, enfatizou a importância dessa ação e ressaltou a parceria do governo para a preservação ambiental.

“Acredito no poder das parcerias, pois sozinhos não podemos conquistar grandes realizações. Por isso, é fundamental caminharmos sempre juntos, e a Eneva tem sido uma parceira fundamental nessa jornada, com um forte compromisso com o meio ambiente. Um exemplo notável é a reforma e a manutenção do Parque da Cidade, que representa um ganho significativo para o estado e para toda a população. Estou muito satisfeita com essa parceria e os benefícios que ela trará para o nosso meio ambiente e para a sociedade em geral”, afirmou.
Parceria socioambiental

No encontro, a diretora-executiva da Eneva, Anita Baggio, apresentou as atividades de sustentabilidade realizadas pela empresa em Sergipe, demonstrando o compromisso da companhia em contribuir para o desenvolvimento da população sergipana e promover ações de responsabilidade social. Ela ressaltou a parceria com a atual administração estadual direcionada ao investimento não somente à geração de emprego e renda para o estado, mas à preservação ambiental.

"A Eneva está comprometida com o meio ambiente, e isso reflete em nossas ações concretas. Temos implementado o Plano de Ação da Biodiversidade, monitorando 25 quilômetros de praia em Sergipe, para garantir sua preservação. Em 2022, conseguimos proteger mil ninhos de tartarugas marinhas de três espécies diferentes, resultando no nascimento de incríveis 55 mil tartarugas”, explicou Anita Baggio, que também destacou a demais iniciadas desenvolvidas em parceria com o Governo de Sergipe.


“Junto com o governo, contribuímos para a reforma do Parque da Cidade, em Aracaju, e colaboramos com a criação de uma unidade de conservação de mais de 3.400 hectares na Barra dos Coqueiros. Também já plantamos milhares de mudas de 34 espécies da Mata Atlântica. Nosso comprometimento vai além do meio ambiente, também nos preocupamos com o bem-estar dos sergipanos. Estamos apoiando, ainda, o Arraiá do Povo, realizado pelo governo sergipano, uma celebração que movimenta a economia e nos traz grande satisfação. O meio ambiente é uma responsabilidade de todos, e estamos felizes com essa parceria”, disse, entusiasmada.
Preservação ambiental

O biólogo do Projeto Tamar, Fábio Lira, explicou que o trabalho de proteção às tartarugas marinhas ocorre ao longo de todo o ano, uma vez que elas procuram as praias em diferentes épocas, não apenas de setembro a março, como se acreditava anteriormente. Ele também acrescentou que os filhotes nascem durante a noite ou nas primeiras horas da manhã, ressaltando a relevância de ações como esta para conscientizar a sociedade e sensibilizar as pessoas sobre o crucial processo de retorno dos filhotes ao mar.

“A conservação da tartaruga marinha não se limita apenas a essa espécie, mas abrange todo o ambiente marinho. E a participação ativa e parceria dos poderes público e privado nesse processo é de extrema importância. Queremos contar, cada vez mais, com o apoio e engajamento de todos nessa causa, pois ao longo dos anos essas parcerias têm desempenhado um papel crucial na conservação de várias espécies ameaçadas de extinção. Essa colaboração é um marco significativo e é essencial que ocorra com frequência para motivar a sociedade como um todo a se envolver e proteger as tartarugas marinhas e o meio ambiente como um todo”, enfatizou.
Presenças

Também participaram da visita o secretário da Casa Civil (SECC), Jorginho Araujo, o secretário Especial de Gabinete (Segab), Tiago Andrade, a secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Danielle Garcia, o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Jorge Teles, o secretário-executivo da Seteem, Rafael Melo, o secretário de Estado do Turismo (Setur), Marcos Franco, e o presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Marco Antônio Queiroz.


FONTE: Governo de Sergipe

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page