top of page
Vista aérea do rio

Blog

Dirigentes da ANA iniciam discussões sobre planejamento estratégico para período de 2023 a 2026


Palestra na abertura da Oficina - Foto: Banco de Imagens ANA

Nesta terça-feira, 29 de novembro, começou a Oficina de Validação do Planejamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) 2023-2026, evento que vai até 1º de dezembro. Esse encontro no St. Paul Plaza Hotel, em Brasília, reúne a Diretoria Colegiada e demais dirigentes da instituição com foco no planejamento das ações e objetivos estratégicos da ANA para os próximos anos.


O Planejamento Estratégico Institucional é um documento que norteia as ações da ANA durante um determinado período. Além disso, o PEI contém a missão, a visão de futuro e os valores da instituição. Esse instrumento de planejamento e de gestão direciona, ainda, as iniciativas estratégicas da Agência, sendo que o PEI 2023-2026 será o primeiro após o novo marco legal do saneamento básico, aprovado em 2020, que conferiu à ANA a atribuição de elaborar normas de referência contendo diretrizes para o setor de saneamento.


Nesta terça-feira, a programação da Oficina foi aberta com palestra do professor Gil Giardelli, da Fundação Dom Cabral, sobre Inovação, Gestão da Mudança e os Desafios Organizacionais. O palestrante abordou para os(as) dirigentes da ANA as temáticas da transformação digital e da importância de uma nova agenda de aprendizagem, associada a uma cultura de inovação com investimentos em tecnologias digitais.


Ainda no primeiro dia a Diretoria Colegiada falou para os(as) dirigentes sobre as expectativas para o Planejamento Estratégico Institucional (PEI). Também foi apresentada a metodologia da Oficina e aconteceram trabalhos em grupo tanto sobre os referenciais estratégicos quanto sobre os objetivos estratégicos da ANA.


Em 30 de novembro haverá trabalhos em grupo acerca do alinhamento de iniciativas estratégicas, processos ou operações continuadas (POCs) e indicadores de riscos por objetivos estratégicos. Já no último dia, em 1º de dezembro, serão apresentados trabalhos em grupo com a apresentação dos resultados dos debates entre dirigentes da Agência.


Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103

0 visualização