Nesta segunda-feira (26) foi realizada a 1ª Reunião da CT de Desastres para o Biênio 2024 / 2025 e lançamento do IV Encontro Nacional de Desastres com o tema “Cidades resilientes frente aos eventos extremos associados às mudanças climáticas”.
Inicialmente Alexandre Costa – Coordenador da Câmara Técnica de Desastres – CT Desastres fez um breve histórico da Comissão, uma apresentação das principais ações que já foram desenvolvidas e as que estão sendo planejadas pela CT para o próximo biênio.
Na sequência, Irani dos Santos presidente da Comissão Organizadora do IV Encontro Nacional de Desastres – IV END apresentou como será o evento que será realizado entre os dias 08 a 11 de outubro, em Curitiba – Paraná, na Universidade Federal do Paraná.
Jerusa Peixoto apresentou os 15 temas inicialmente proposta para o evento, esclarecendo que o evento será em formato presencial. A temática escolhida é voltada para as mudanças climáticas, pois continua recebendo destaque, especialmente acerca de seus efeitos sobre a sociedade e a ocorrência de eventos extremos. Também apresentou um cronograma das principais datas relacionadas ao IV Encontro Nacional de Desastres, que pode ser visualizado no site do evento (https://www.abrhidro.org.br/ivend/).
O evento visa proporcionar debates enriquecedores, além da divulgação de novos trabalhos que representem avanços na gestão e mitigação dos efeitos de eventos extremos.
Luna Gripp, Coordenadora adjunta da CT Desastres e pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil - SGB pontuou sobre a preocupação da comissão organizadora em organizar um evento diverso, inclusivo e acolhedor. Informou que a comissão já convidou para uma parceria a Rede de Mães Geocientistas GeoMamas, da Associação Brasileira de Mulheres das Geociências. Lembrou que essa parceira já foi um sucesso no III END, e ressaltou a importância de se trazer a reflexão sobre diversidades na construção de uma ciência mais justa e efetiva.
Todos os associados interessados em fazer parte da CT Desastres podem entrar em contato com a Comissão Técnica através do email: desastre.ct@abrhidro.org.br
Comments