top of page
Vista aérea do rio

Blog

Comitês PCJ promovem seminário sobre desafios e soluções da água potável


VI Seminário de Saúde Ambiental será dia 27 de junho, em Limeira, organizado pela CT-SAM


No dia 27 de junho, a Câmara Técnica de Saúde Ambiental (CT-SAM) dos Comitês PCJ realizará o VI Seminário de Saúde Ambiental, na Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (FT-Unicamp), em Limeira (SP). O evento terá como tema “Água potável: Desafios e soluções para a garantia desse direito humano” e ocorrerá das 8h30 às 13h30.


O objetivo do seminário, organizado periodicamente pela CT-SAM com o apoio da Agência das Bacias PCJ, é fortalecer o desenvolvimento de ações relacionadas à Saúde Ambiental em diferentes setores, visando ao uso sustentável da água e à saúde da população.


“O evento tem como público-alvo instituições públicas e privadas, ONGs, Comitês de Bacia e demais interessados no tema. Nosso objetivo é disseminar conhecimento, divulgar trabalhos e pesquisas sobre diversos temas relacionados à Saúde Ambiental, como qualidade da água, poluição por agrotóxicos, toxicidade, contaminantes emergentes, eutrofização, surtos e agravos, Plano de Segurança da Água, políticas públicas em saúde ambiental, entre outros”, explica a coordenadora da CT-SAM, Roseane Maria Garcia Lopes de Souza (ABES-SP).

O seminário contará com três mesas temáticas que dialogam com a Política de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ: “Contaminação da água”, “Tecnologia e Gestão do Saneamento” e “Integração dos Planos Diretores e comunicação de partes interessadas”.


Para participar, é necessário fazer a inscrição pelo link bit.ly/Inscricao_CT-SAM2023. O evento será realizado presencialmente no Anfiteatro PA 07 da FT-Unicamp, localizado na Rua Paschoal Marmo, 1888, Jardim Nova Itália, em Limeira (SP). Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a coordenação da CT-SAM por meio do e-mail ctsam@comites.baciaspcj.org.br.


SAÚDE AMBIENTAL

Roseane Garcia destaca que a Política de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ, aprovada pela Deliberação dos Comitês PCJ nº 309/18 de 14/12/18, define a Saúde Ambiental como um campo de conhecimento e práticas de saúde pública que abrange os efeitos dos determinantes ambientais, sejam eles naturais ou antropogênicos, físicos, químicos, biológicos e ecológicos, na saúde das pessoas e das populações humanas.


“Essa política tem como objetivo principal a proteção, conservação e preservação dos recursos hídricos por meio de ações integradas em saneamento e melhoria das condições ambientais. O intuito é promover a saúde humana e contribuir para uma melhor qualidade de vida”, reforça a coordenadora da CT-SAM.
SERVIÇO

VI Seminário de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ

Tema: “Água potável: Desafios e soluções para a garantia desse direito humano”

Data: 27 de junho de 2023 (terça-feira)

Horário: 8h30 às 13h30

Local: Faculdade de Tecnologia – Unicamp/Campus I de Limeira

Endereço: Rua Paschoal Marmo, 1888, Jardim Nova Itália, em Limeira (SP)


PROGRAMAÇÃO

8h30 – Café

9h Mesa de Abertura

André Luiz Sanchez Navarro – Secretário Executivo dos Comitês PCJ

Roseane Maria Garcia Lopes Souza – Coordenadora da CT-SAM

Profa. Dra. Cassiana Maria Reganhan Coneglian – Coordenadora Adjunta da CT-SAM

Profa. Dra. Carmenlucia Santos Giordano Penteado – Diretora Associada da Faculdade de Tecnologia/UNICAMP


9h30 – 10h30 Mesa 1: Contaminação da água

Moderador: Ivan Canale – Semae/Piracicaba e Membro da CT-SAM

Palestra 1: Contaminação da água por compostos Químicos Emergentes – Profa. Dra. Cassiana Montagner – Instituto de Química/Unicamp

Palestra 2: Contaminação da água por necrochorume – Profa. Dra. Maria Aparecida Marin Morales – Instituto de Biociências UNESP/Rio Claro

Palestra 3: Cianobactérias em águas de abastecimento – Dra. Lívia Fernanda Agujaro – Cetesb


10h45 – 11h45 Mesa 2: Tecnologia e Gestão de saneamento

Moderador: Karen Cristina Tasaka – Membro da CT-SAM

Palestra 1: Pontos críticos em sistemas de abastecimento de água e Plano de Segurança da Água de Jundiaí – Dra. Ângela do Bernardo – Hidrosan Engenharia

Palestra 2: Tratamento de lodo de ETA – Gilson Luis Merli – RAD/Consultoria e Gestão Especializada em Saneamento

Palestra 3: Economia circular e logística reversa de resíduos sólidos – Profa. Dra. Carmenlucia Santos Giordano Penteado – Diretora Associada da Faculdade de Tecnologia/UNICAMP


12h- 13h Mesa 3: Integração dos Plano Diretores e comunicação de partes interessadas

Moderador: José Luiz Martini – Membro da CT-SAM

Palestra 1: Saúde Ambiental como Política Pública nos Planos Diretores Municipais – Razões e Perspectivas – Maria Amélia Devitte Ferreira D´Azevedo Leite – Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Valinhos (AEAAV)

Palestra 2: A importância da análise do território na elaboração dos Planos Diretores Participativos Alexandre Luiz Tonetti – Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Valinhos (AEAAV).

Palestra 3: Planejamento Regional e sua inserção nos Planos Diretores e leis municipais – Dr. Rodrigo Sanches Garcia – Promotor de Justiça – GAEMA PCJ Campinas


13h- Homenagem aos ex-coordenadores da CT-SAM


13h30 – Encerramento


Realização: Câmara Técnica de Saúde Ambiental (CT-SAM) dos Comitês PCJ


Fonte: Comitês PCJ

7 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page