top of page
Vista aérea do rio

Blog

Com apoio do Governo de TO, CBH do Rio Manuel Alves realiza segunda edição do “Mulheres das Águas”

Com apoio do Governo do Estado, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves realiza segunda edição do “Mulheres das Águas”


Evento acontece em Natividade, nos dias 20 e 21 de junho, e deve reunir cerca de 500 mulheres engajadas na defesa e preservação das águas.

A primeira edição do “Mulheres das Águas”, que aconteceu em 2022, reuniu cerca de 350 mulheres em Natividade - Foto: Marcel de Paula

O município de Natividade, localizado na região Sudeste do Tocantins, será palco de um grandioso encontro de mulheres com um objetivo em comum: o diálogo sobre a gestão das águas. O evento “Mulheres das Águas II”, realizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves (CBHRMA) e o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), além de contar com o apoio de outros órgãos do Estado e parceiros privados. A previsão é que cerca de 500 mulheres participem da programação nos dias 20 e 21 de junho, no Colégio Agropecuário de Natividade.


O apoio aos comitês de bacia do Tocantins pelo Governo do Estado é destacado pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, que salienta ainda a importância do fortalecimento do protagonismo feminino.

“O trabalho que os comitês fazem, de forma voluntária, é muito valioso para a gestão sustentável e consciente das nossas águas, por isso não poupamos esforços para apoiar iniciativas como essa, que ainda tem o diferencial de promover a participação feminina”, ressalta o secretário, que estará presente na abertura do encontro, na terça-feira pela manhã.

A programação inclui palestras e atividades que favorecem conexões e a construção de uma rede de mulheres engajadas na defesa e preservação das águas, conforme explica o presidente do CBHRMA, Mário Sena Filho. “O objetivo é explorar esse lado sensível da mulher, a mulher empreendedora, a mulher sensível e dinâmica. A gente tem esperança de que vai ser um evento muito bonito, robusto e que vai render bons frutos, porque a sensibilidade da mulher, a vontade de fazer acontecer é muito grande”, afirma.


A primeira edição do “Mulheres das Águas”, que aconteceu em 2022, reuniu cerca de 350 mulheres em Natividade e os debates culminaram no nascimento de três projetos. Com o objetivo de “inspirar, conectar e transformar”, a edição deste ano traz temas como “Carreira Feminina: O que te impede de ir além?”, “Turismo Sustentável e Água”, “Empreendedorismo Feminino e Responsabilidade com a Gestão Hídrica”, entre outros.


Parceiros

O apoio dos parceiros é fundamental para a realização do evento, como reforça o presidente do comitê de bacia.

“Além dos parceiros privados, a gente tem o apoio muito grande do Governo do Estado, por meio da Semarh, mas também de outros órgãos como a Secretaria da Mulher, que vai disponibilizar um veículo para realização de exames papanicolau para as participantes”, diz Mário Sena, que destaca também a parceria das prefeituras dos municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio Manuel Alves.

A área de abrangência da bacia do rio Manuel Alves é composta por onze municípios: Almas, Chapada de Natividade, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Pindorama, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Santa Rosa do Tocantins, São Valério da Natividade e Taipas do Tocantins. O comitê de bacia atua de forma deliberativa, consultiva e normativa, além de diversas atribuições relacionadas à regulação, anuência e mediação do uso da água.


Edição: Fábia Lázaro


FONTE: SEMARH-TO




7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page