top of page
Vista aérea do rio

Blog

Cheia do Taquari é a segunda maior da história

Nível do Rio Taquari no final da manhã chegou a 29,15 metros em Estrela e se aproxima da marca recorde da grande enchente de 1941

Rio Taquari invade Lajeado na segunda maior cheia da história que colapsa o vale nesta terça-feira com inundações catastróficas em várias cidades | CAROLINA LEIPNITZ/GRUPO INDEPENDENTE

A cheia do Rio Taquari é de proporções históricas nesta terça-feira e atinge níveis que somente foram vistos uma vez desde o começo das medições no século 19. O nível medido em Estrela e informado pela Prefeitura da cidade chegou a 29,15 metros às 11h da manhã de hoje. A cota medida é a segunda maior já aferida na cidade.


O nível de 29,15 metros se aproxima do recorde oficial de 29,92 metros, da grande enchente no Rio Grande do Sul de maio de 1941. Superou no ranking das maiores cheias da histórias as marcas de 28,86 metros de abril de 1956 e de 27,55 metros da grande cheia de julho de 2020.


Os volumes de chuva foram extraordinários no sistema Taquari-Antas, especialmente junto às cabeceiras na Serra. Os acumulados em alguns pontos ficaram acima de 300 mm, a maior parte no final do domingo e no começo da segunda-feira.


Isso explica porque a elevação das águas foi extremamente rápida e veloz com as águas do Rio Taquari invadindo cidades como Muçum e Roca Sales, subindo metros em curto intervalo. Vários moradores mais antigos da região dizem que a água chegou onde jamais alcançado em cheias passadas. Justamente pelo fato de que desde 1941 não se observada cheia igual.

“Precisamos da sua ajuda! Se você é proprietário de embarcação, ajude no auxílio aos moradores do Loteamento Marmitt, no Bairro Moinhos”, apelou a Prefeitura de Estrela pelas redes sociais.

Muçum, Encantado, Roca Sales e Arroio do Meio estão sem luz, telefonia e internet. A cheia causou um colapso dos serviços públicos. Muitas áreas nas zonas urbanas e rurais estão tomadas pelas águas e há pessoas sobre telhados de casas à espera de socorro desde ontem à noite. Um helicóptero fazia resgates na manhã de hoje e outros chegaram em Lajeado no meio da manhã. Lajeado também está parcialmente debaixo d´água pela cheia do Rio Taquari.






63 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page