top of page
Vista aérea do rio

Blog

Caminhada da Água reúne mais de 2 mil pessoas no parque da Cidade Sarah Kubitschek

Evento gratuito em alusão ao Dia Mundial da Água, que reuniu centenas de pessoas no DF


Neste domingo (19/03), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realizaram a Caminhada da Água, um

evento gratuito em alusão ao Dia Mundial da Água, que reuniu centenas de pessoas no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. As inscrições para o evento se esgotaram 48h antes do grande dia, no qual foram distribuídos 1500 kits de camiseta e squeeze.


Além da caminhada de 4km, o evento contou com bela apresentação do grupo de percussão Batalá, aula de zumba e ações educativas de instituições parceiras como Zoológico, Neoenergia, Detran, Sesc e Banco de Brasília (BRB).


Segundo o diretor presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, a realização de eventos alusivos ao Dia Mundial da Água é motivada pela necessidade de chamar a atenção da população para que possa refletir sobre o uso da água, um bem finito, que hoje é o maior ativo do mundo. “Hoje a água é o bem mais desejado por todos e por isso mesmo precisamos preservá-la para que não tenhamos que lidar com a sua escassez. Para isso, precisamos criar cada vez mais consciência e aproveitá-la da melhor forma”, destacou.


Ribeiro lembrou ainda que os hábitos de consumo precisam ser repensados sistematicamente para que o desperdício seja cada vez menor e o reuso cada vez mais frequente e ordinário em nossa sociedade. “Quem de nós, ao abrir uma torneira para escovar os dentes, não esquece de vez em quando a torneira aberta? Quem de nós não passa 30 minutos debaixo de um chuveiro? Então, vocês vejam, temos aí uma série de ações que são forjadas nos nossos hábitos e que fazem com que a gente desperdice e faça com que a gente não cuide do bem maior que é a água”, alertou.


O presidente da Caesb, Pedro Cardoso, ressaltou que por se tratar de um evento de conscientização, nada mais importante que a aproximação e o envolvimento da população sobre esta ação e este tema. “É um evento que tem por ideia a conscientização da população acerca do valor da água e o despertar do uso racional na sociedade para assegurar água potável para esta e as próximas gerações. A água, talvez, seja a política pública mais democrática, e nós levamos a água a todo o distrito federal”, pontuou.


Participaram do evento junto com a população, o administrador do parque da cidade e também parceiro na Caminhada da Água, Todi Moreno; a secretária de Educação e também parceira de projetos da Adasa, Hélvia Paranaguá, o presidente do SLU e também parceiro na manutenção e limpeza da cidade, Sílvio Vieira; o secretário de Esportes, Júlio César Ribeiro, o secretário de Projetos Especiais, Roberto de Andrade; o diretor da Adasa, Apolinário Rebelo e o ouvidor Robinson Cardoso.


Diante da relevância do tema, o secretário dos Esportes destacou que não poderia deixar de participar. “Sabemos o quanto a falta de água traz grandes prejuízos para nossa sociedade e precisamos ter essa consciência de preservar e guardar. E isso é o que a Adasa faz com muita excelência, juntamente com a Caesb”, afirmou.


Além de festejar a caminhada, a secretária de Educação aproveitou a ocasião para pedir à Adasa e à Caesb apoio no trabalho de boas práticas de uso da água junto à população Warao, indígenas refugiados da Venezuela, que estão sendo acolhidos pela Secretaria de Educação nas Escola Classe Café Sem Troco, na área rural do Paranoá, e a Escola Classe Morro da Cruz, em São Sebastião. “Como eles vem de origem ribeirinha, que o rio desce o ano todo, eles tem um relacionamento diferente com a água, e por isso precisamos trabalhar com eles alguns hábitos de uso racional aqui no Distrito Federal”, explicou Paranaguá.


No evento, os mascotes da Adasa e da Caesb alegraram a criançada. Ambas as instituições também montaram tenda com ações educativas e jogos. O Projeto Adasa na Escola foi destaque da Agência, enquanto o Expresso Ambiental, um ônibus temático com maquete sobre o Ciclo do Saneamento, foi destaque da Companhia.


A Neoenergia também apoiou o evento com sua Unidade Móvel Educativa, que ficou no estacionamento da Administração do parque, com experimentos que mostram algumas formas de energia na prática. O Detran realizou palestra e atividade educativa voltada para pedestres. Já o Sesc/Senac realizou uma ação de saúde bucal. E, por fim, e não menos importante, o Zoológico de Brasília expôs uma série de animais aquáticos taxidermizados.

34 visualizações

Comments