top of page
Vista aérea do rio

Blog

ANA promove evento Entre Elas para enaltecer a relevância da mulher no trabalho e na sociedade

Diretora-presidente da ANA, Veronica Rios, discursa na abertura da roda de conversa Entre Elas


Por conta do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizou a roda de conversa Entre Elas. O evento reuniu, no Auditório Flávio Terra Barth, em Brasília, 174 mulheres e homens que trabalham na instituição, que lotaram o local na tarde desta terça-feira, 7 de março, para discutir os desafios enfrentados pelo público feminino em suas diferentes fases da vida pessoal e profissional. Além disso, foram abordados outros temas, como: pobreza menstrual, maternidade, preconceito na carreira profissional, assédio no meio corporativo e o estereótipo da mulher jovem em postos de liderança.

Participaram da roda de conversa a diretora-presidente da ANA, Veronica Rios, e a diretora Ana Carolina Argolo juntamente com as colaboradoras e servidoras Danielle Gonzaga, Márcia da Silva, Taciana Leme, Mariane Ravanello e Viviane Brandão.


Durante o evento a diretora-presidente da ANA estimulou as mulheres que trabalham na Agência a acreditarem no próprio potencial. "Não tenha medo de ocupar cargos de liderança, você está preparada. Vá em frente e não duvide de você. Não podemos achar que não somos suficientes. Se você não souber, aprenda, pergunte [...], não fique com receio de aceitar uma proposta melhor para sua carreira profissional. Nos mestrados, doutorados, na maioria das vezes as mulheres estão à frente, mas quase não estão nas ocupações de liderança”, destacou Veronica Rios.

A diretora Ana Carolina Argolo destacou o etarismo, preconceito contra pessoas com base na idade, no caso de jovens mulheres em posições de liderança como algo que não tem mais espaço para acontecer. A dirigente também falou sobre o estereótipo de que a mulher deve seguir um padrão duro, sério e frio quando ocupa um cargo de alto escalão, sendo que cada mulher, segundo Argolo, possui uma maneira própria de administrar, auxiliar e executar suas atividades.


Danielle Gonzaga, técnica administrativa da ANA desde 2014, citou pessoas que foram essenciais em sua caminhada profissional, sobretudo mulheres. “Somos ensinadas a pensar que não somos qualificadas [...], mas tirem as barreiras de dentro de vocês e mostrem ao mundo do que vocês são capazes", concluiu a servidora.

“Desde 2000, quando a ANA foi instalada, o cargo de superintendente de Fiscalização foi ocupado por uma mulher, uma grande conquista. Nós ficamos com um frio na barriga, perguntamos se somos capazes, [...] recebi um apoio de pessoas que eu nem esperava, como vários colegas de trabalho. Fiquei muito fortalecida para encarar esse desafio", disse a superintendente Viviane Brandão.

Clique no link para assistir à gravação do evento na íntegra: https://link.ana.gov.br/byai5b

O Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente, em 8 de março. A data foi criada para estimular a reflexão sobre a equidade de gênero e os desafios enfrentados pelas mulheres, como a violência de gênero e o assédio sexual.

Estagiária Gabi Siqueira com supervisão de Raylton Alves

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) (61) 2109-5129/5495/5103


Fonte:www.gov.br

29 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page