top of page
Vista aérea do rio

Blog

20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é lançada

Tema: “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”


Aministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou nesta segunda-feira (10) o tema da 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O maior evento de popularização da ciência do país será realizado de 14 a 20 de outubro com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. O anúncio foi feito durante videoconferência com representantes das secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia, CNPq, Finep e Unesco, além de comunidade científica.


O tema escolhido faz alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e reconhece a importância das ciências básicas para atingir pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).


A SNCT é coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI e ocorre nas escolas, universidades, museus, instituições de ciência e tecnologia, centros de pesquisa, parques e jardins botânicos.

Segundo o secretário Inácio Arruda, o tema fortalece a relação do ministério com as instituições mobilizadoras da ciência no país. “É muito importante este primeiro passo que foi dado. Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável tem o olhar para esta retomada importante da ciência voltada para o desenvolvimento com forte inclusão social”, afirmou.


De acordo com a ministra Luciana Santos, o objetivo é fortalecer a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que sofreu forte redução do número de participantes nos anos anteriores. Ela lembrou que, em 2018, o evento chegou a bater recorde de municípios inscritos, com 1.506 cidades participantes. “Em 2022, esse número baixou para 580 cidades e 235 projetos”, disse a ministra, lembrando da necessidade de resgatar e aproximar a ciência da população.

7º Concurso de Desenho

Durante o anúncio, foi lançado o 7º Concurso de Desenho promovido pelo MCTI em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. Através do concurso será escolhida a identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.


Podem participar estudantes do 6° a 9° ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Profissionalizante de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.


O objetivo é promover o tema da SNCT e estimular a criação artística dos estudantes. O desenho finalista será a logomarca, que estará exposta em todas as atividades e conteúdos relacionados à Semana Nacional.


O prazo para as inscrições e envio do desenho vai até 21 de maio. Dez ilustrações serão escolhidas para a votação. A programação completa pode ser conferida nos sites https://semanact.mcti.gov.br/ ou http://museu.cp.ufmg.br


O estudante vencedor ganhará uma viagem a Brasília, com direito a um acompanhante, para participar da cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Confira a versão podcast dessa matéria!




7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page